Skip to content

O PODER DE “O PODER DO AGORA”

Se você não está bem, é porque não está acessando o Poder do Agora. Essa é a premissa do livro inspirador do guru canadense Eckhart Tolle: a de que podemos desenvolver nossa espiritualidade e bem estar geral apenas por nos concentrarmos no momento presente, através das meditações e exercícios que ele propõe.

O livro foi elaborado através de textos clássicos de grandes religiões, como o Zen, o Budismo e o Cristianismo, numa releitura contemporânea do saber milenar. O autor peregrinou como asceta por dois anos após experienciar uma epifania espiritual, e moldou sua vida para que sua mensagem pudesse chegar ao mundo todo. Hoje, com centenas de milhares de seguidores e milhões de livros vendidos, ele ilumina o caminho das pessoas através de seus textos e palestras.

A ideia central de “O Poder do Agora” é a de que desperdiçamos tempo e energia mental ao nos concentrarmos no passado ou no futuro. Ambos existem apenas em nossa mente, porque só podemos existir e agir no presente. Tolle defende que podemos olhar para o passado para aprendermos com nossas falhas, e a imaginação nos permite moldar e planejar o futuro; mas esses momentos de reflexão não podem dominar a nossa vida, já que as ações que levarão a uma vida melhor só podem ser executadas no Agora. São imediatos o bem estar, a paz e felicidade tranquila que brotam dessa consciência.

“As soluções sempre aparecem quando saímos do pensamento e ficamos em silêncio, absolutamente presentes, ainda que seja só por um instante.” (Eckart Tolle)

Ele propõe a meditação consciente, um estado em que observamos os nossos pensamentos ir e vir sem nos perdermos e concentrarmos em problemas que não sejam imediatos. Podemos regular a nossa atenção para aproveitarmos melhor o que está ao alcance dos dedos, dos pulmões, da língua, da pele, dos olhos, dos ouvidos, sem mergulharmos em pré-ocupações, estados mentais que nos desviam da vida que podemos levar Agora. E você, tenta viver sempre no presente?

 

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailfacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Be First to Comment

Deixe uma resposta